




No último final de semana, LAB. esteve em São Paulo, em visita ao artista Binho Ribeiro, discutindo o conceito para o Projeto Viajantes Urbanos (Graffitti).
Holger Beier é o curador da exposiçao blinddate.berlin, produtor, DJ indie electro "SayHooo!" e dono da gravadora bungalow records / Berlin.
Participando no projeto Floripa Lab tambem ele vai animar a noite do blinddate.berlin com um set indie e electro-discopunk. Segue um remix dele para a banda canadense Caribou.
A artista berlinense Mia Gideon mistura histórias, como elas cruzam seu caminho.
Vistos, vividos, escutados, ouvidos, fictivos, imaginários e de caminhos antigos. As vezes aparentemente surreal, parte de uma criança ingênua, então novamente mal humorada e fantasmagórica.
Para Florianopolis ela trará uma instalação, que contem 12 gravuras.
Cada gravura está para sí, olhando concentradamente pode se descobrir sutíl ligações, brincadeiras, diversas maneiras de olhar e absurdas inter-ligações.
Destas 12 gravuras de outro jeito desenredam máquinas, que nenhum outro sentido tem, a não ser o de desviar o olhar do observador para si mesmo.
Roman Klonek é um artista polonês, nascido em 1972, e que ainda muito novo se mudou para a Alemanha. Seus trabalhos são fortemente influenciados por desenhos e cartoons do leste Europeu e dos anos 70. Mais tarde também foi “contaminado” pela cultura pop ocidental, com o Muppets Show e as histórias em quadrinhos de cartunistas como Robert Crumb e Gary Larson.
Nos anos 90, enquanto cursava design gráfico em Düsseldorf, Roman descobriu e se apaixonou pela técnica de impressão através da madeira, conhecida como xilogravura. Mais tarde comprou uma grande impressora de tipos, da marca Karl Krause, fabricada em 1910 em Berlin, e foi o início de todo um novo corpo de trabalho do artista.
De 10 anos para cá ele têm trabalhado com gravuras com uma ampla variedade de criaturas mágicas, a maioria animais com feições meio humanas, de preferência em situações estranhas. Klonek cria mundos de fantasia em uma bizarra mistura entre propaganda, folclore e arte popular.
2001 ele fundou a galeria Revolver e atualmente divide um estúdio com amigos em Düsseldorf, Alemanha. Roman também freqüentemente “traduz” seu estilo de xilogravura para ilustrações, e trabalha com clientes como Sony/BMG, MTV-Network, Vodafone, Stern e Die Zeit.
Em Florianopolis o artista apresentará uma série nova de xilogravuras, trabalhos que ele produz à mão, escavando a madeira em diferentes camadas. Klonek utiliza a mesma peça de madeira para todo o processo, imprimindo em “layers” de diferentes cores e depois escavando mais para criar uma nova imagem. Geralmente cada gravura é impressa numa tiragem de apenas 10 unidades.
Jim Avignon é um artista e músico que viveu por 15 anos em Berlin, tornando-se uma figura mítica do underground local e, mais tarde, um ícone pop. Seus trabalhos de arte, marcados pelo traço inconfundível de Jim, tornaram-se famosos no mundo todo, levando o artista à expor em diversos lugares.
Mas apesar da crescente ascensão, Jim Avignon mantêm a ponte entre o underground e o mainstream, trabalhando com diferentes mídias e contextos. Seus trabalhos podem ser encontrados em museus de arte contemporânea, mas também em clubs e espaços alternativos em diferentes cidades ao redor do globo.
Junto com 4000 e outros amigos artistas, criou o conceito de “cheap art”. Mais que isso, é considerado peça fundamental na criação desse movimento. Suas obras sempre contém materiais do uso diário das pessoas, como pregadores de roupas, materiais de construção, papel cartão, e outros tipos de materia prima descartados por aí.
Grande observador, viaja muito e coleciona suas idéias e experiências, transpondo-as para a sua arte. Avignon se define como um tipo de “Cronista do Tempo” que reproduz tudo à sua volta, com um toque pessoal, simplificado e cheio de novos sentidos. Sua temática gira em torno das escolhas dos indivíduos, das pequenas catástrofes que acontecem no dia-a-dia, especialmente misturados ao contexto da cultura de massa, da publicidade e dos conflitos globais. Assim, apesar da aparente ingenuidade, seus desenhos carregam uma forte crítica social.
Como músico, toca desde 1997 na “banda de um homem só” Neoangin, com a qual lançou 8 discos de música eletrônica e fez shows em diversos países. Além disso, participou de outros projetos e bandas e sua empreitada mais recente (Agosto de 2010) é a dupla Anxieteam, um projeto musical em conjunto com o também artista Jon Burgerman.
Na proxima Segunda Feira, dia 11.10 as 20:00hs, FloripaLab,Bungalow Agency e Nomuro promovem um inusitado evento que tem como inspiração a cidade de Berlim, uma das mais diversas e interessantes cenas culturais da Europa,e um dos principais destinos de criativos de todo o mundo.
O projeto Blinddate Berlin teve sua primeira edição na cidade de Nova York e acaba de ser realizado em São Paulo, com apoio do Instituto Goethe e curadoria de Holger Beier.
A proposta tem como mote principal a experiência em territórios desconhecidos, trazendo a luz novos artistas com linguagens e repertórios distintos entre eles.
Serão expostas obras de seis artistas da cena de vanguarda da cidade de Berlin, figuras ícones que transitam entre a cena underground e contemporânea da Europa.
O evento terá a presença da artista Berlinense Mia Gideon e do DJ Say Hoo que propiciarão aos visitantes, a sensação do blinddate, um encontro as escuras, a surpresa e a experiência de se viver este universo cultural, o "joie de vivre" da fabulosa noite de Berlin.
Floripa Lab e Bungalow Agengy em parceria com Nomuro, trazem a Florianópolis esta oportunidade única para a cidade, unir arte e lazer dentro do conceito de promover o intercâmbio cultural, e possibilitar novos diálogos e interações na cidade.
Sharing the Future of Florianópolis
Lab represents a vision that brings together professionals from different areas to share ideas, interests, experiences and values.
Our mission is to design environments that integrate these concepts, providing settings that foster human interaction. We process them individually and collectively, introducing intuition as a new form of technology.
Through workshops, events, urban interventions, networking, design and
consultancy we aim to inspire people, raise awareness and change perceptions of the world around us.
Lab is based on the beautiful island of Florianópolis, 700km south of São Paulo. It’s a place with the highest standards of living in Brazil, where nature is consciously preserved, creating an excellent environment for people to share experience and knowledge and develop content.
Lab headquarters is situated in the middle of the rainforest, providing an auspicious atmosphere that embraces all kinds of activities.
We host & provide spaces for:
_workshops
_events
_meetings
_think tanks
_conferences
_readings
_presentations
aneek wessling
angela prazeres
marcos frugoli
Rua Laurindo Januario da Silveira 5110, Casa 10, CEP 88062200, Lagoa da Conceiçao, Florianopolis, SC / Brasil
mail_ floripalab@gmail.com
phone 0055 48 32326095