Friday, October 8, 2010

Jim Avignon / Blinddate.Berlin em Floripa

Jim Avignon é um artista e músico que viveu por 15 anos em Berlin, tornando-se uma figura mítica do underground local e, mais tarde, um ícone pop. Seus trabalhos de arte, marcados pelo traço inconfundível de Jim, tornaram-se famosos no mundo todo, levando o artista à expor em diversos lugares.

Mas apesar da crescente ascensão, Jim Avignon mantêm a ponte entre o underground e o mainstream, trabalhando com diferentes mídias e contextos. Seus trabalhos podem ser encontrados em museus de arte contemporânea, mas também em clubs e espaços alternativos em diferentes cidades ao redor do globo.

Junto com 4000 e outros amigos artistas, criou o conceito de “cheap art”. Mais que isso, é considerado peça fundamental na criação desse movimento. Suas obras sempre contém materiais do uso diário das pessoas, como pregadores de roupas, materiais de construção, papel cartão, e outros tipos de materia prima descartados por aí.

Grande observador, viaja muito e coleciona suas idéias e experiências, transpondo-as para a sua arte. Avignon se define como um tipo de “Cronista do Tempo” que reproduz tudo à sua volta, com um toque pessoal, simplificado e cheio de novos sentidos. Sua temática gira em torno das escolhas dos indivíduos, das pequenas catástrofes que acontecem no dia-a-dia, especialmente misturados ao contexto da cultura de massa, da publicidade e dos conflitos globais. Assim, apesar da aparente ingenuidade, seus desenhos carregam uma forte crítica social.

Como músico, toca desde 1997 na “banda de um homem só” Neoangin, com a qual lançou 8 discos de música eletrônica e fez shows em diversos países. Além disso, participou de outros projetos e bandas e sua empreitada mais recente (Agosto de 2010) é a dupla Anxieteam, um projeto musical em conjunto com o também artista Jon Burgerman.

No comments:

Post a Comment