Friday, October 8, 2010

Roman Klonek / Blinddate.Berlin em Floripa

Roman Klonek é um artista polonês, nascido em 1972, e que ainda muito novo se mudou para a Alemanha. Seus trabalhos são fortemente influenciados por desenhos e cartoons do leste Europeu e dos anos 70. Mais tarde também foi “contaminado” pela cultura pop ocidental, com o Muppets Show e as histórias em quadrinhos de cartunistas como Robert Crumb e Gary Larson.

Nos anos 90, enquanto cursava design gráfico em Düsseldorf, Roman descobriu e se apaixonou pela técnica de impressão através da madeira, conhecida como xilogravura. Mais tarde comprou uma grande impressora de tipos, da marca Karl Krause, fabricada em 1910 em Berlin, e foi o início de todo um novo corpo de trabalho do artista.

De 10 anos para cá ele têm trabalhado com gravuras com uma ampla variedade de criaturas mágicas, a maioria animais com feições meio humanas, de preferência em situações estranhas. Klonek cria mundos de fantasia em uma bizarra mistura entre propaganda, folclore e arte popular.

2001 ele fundou a galeria Revolver e atualmente divide um estúdio com amigos em Düsseldorf, Alemanha. Roman também freqüentemente “traduz” seu estilo de xilogravura para ilustrações, e trabalha com clientes como Sony/BMG, MTV-Network, Vodafone, Stern e Die Zeit.

Em Florianopolis o artista apresentará uma série nova de xilogravuras, trabalhos que ele produz à mão, escavando a madeira em diferentes camadas. Klonek utiliza a mesma peça de madeira para todo o processo, imprimindo em “layers” de diferentes cores e depois escavando mais para criar uma nova imagem. Geralmente cada gravura é impressa numa tiragem de apenas 10 unidades.

No comments:

Post a Comment